Dicas e Curiosidades

- Monte Verde também tem seu tocador de viola! Compositor dos bons, Nacife se inspira nas histórias locais para escrever suas letras. Seu maior sonho é ser reconhecido como artista da região. Você pode ajudá-lo a realizar este sonho, procurando por ele quando estiver em Monte Verde.

- A Cabana do Pastel é um bom ponto de encontro para os mais jovens. Lá, os amigos Ricardo, Christian, Rafael e Juliano se encontram para fazer um som inspirado na MPB e no reggae. Como ecologistas que são, buscam inspiração na natureza e suas belezas.

- O Sr. Jani knapp, além de consertar relógios antigos, é um grande tocador de acordeom. Desde 1954. Autodidata, executa como ninguém as mais variadas músicas folclóricas alemãs. Como se não bastasse, dá aulas de xadrez, inglês e alemão. Ah, o Seu Jani tem outro hobby: tecer tapetes arraiolos!

- Seu Nunes é outro importante artesão de Monte Verde. Utilizando madeiras como o pinho e o cedro, usa sua pequena oficina e grande imaginação para criar castiçais, casinhas, mesinhas e cadeiras.

- Com 76 anos de idade, a Dona Geralda é uma das mais interessantes artesãs de Monte Verde. Produz tapetes de tear que, apesar de levarem 5 dias para serem feitos, têm seus preços bem acessíveis a todos os bolsos.

- Museu da MPB, onde o Sr. Roberto Laccipella dedica sua vida à música popular brasileira. Seu museu conta com mais de 8.000 LPs e CDs, estando disponível para visitas e para compras. Possui também uma biblioteca formada por livros e revistas de música. Roberto é autor de um livro sobre marchinhas de carnaval. O museu da MPB foi fundado há dois anos.

- Monte Verde tem um sábio fitoterapeuta (antigamente conhecidos como mágicos), é o Sr. Roberto Comenale, ele domina os poderes das plantas, dos cristais e das essências florais. Um dos profissionais mais importantes de Monte Verde, faz consultas de I-Ching com hora marcada. Depois de breve entrevista, cria talismãs de proteção para os interessados. Resumindo: vir a Monte Verde e não conhecer Roberto Comenale é impensável.

- O Sr. Rafael Comenale desenha e produz jóias e pingentes com maestria. Trabalha também por encomenda. Suas jóias são feitas com pedras preciosas de Minas Gerais. Faz pinturas com tinta a óleo e estuda a técnica do Mokume, ligada à confecção de espadas samurais.

- Monte Verde tem temperatura agradável a qualquer época do ano. Mesmo no verão, depois do pôr do sol, a lareira é acesa para criar aquele clima romântico... à noite, a temperatura chega a 14o! No inverno, o frio pode chegar a –8o , dando um ar europeu ao lugar. As geadas deixam a grama linda e branquinha, criando um espetáculo à parte para aqueles que gostam de acordar mais cedo.

- A Economia de Monte Verde se baseia no Turismo e no Comércio. A maior parte dos empregos é trazida pela construção civil, que cresce a cada dia. O Comércio tem como itens principais a fabricação de sabonetes, chocolates, roupas de lã, queijos, geléias e artesanato em madeira.

- Monte Verde ocupa uma área de 650 alqueires, entre áreas construídas e áreas preservadas. É cercada por montanhas que são a marca registrada do Estado de Minas Gerais. Faz parte do Município de Camanducaia, que conta também com o Distrito de São Matheus.

- Um espetáculo de grande beleza! A neblina nas florestas e montanhas traz um ar de magia, de encanto. Traz também uma sensação de leveza, ótima para grandes caminhadas e...sonhos mágicos!

- Monte Verde não é boa só para casais apaixonados; é ótima para toda a família. Uma boa oportunidade para curtir junto com os filhos. Monte Verde conta com bons hotéis para receber crianças, com monitores especializados.

- Outra gostosa forma de curtir Monte Verde é em grupos de amigos. Os barzinhos são ótimos, com música ao vivo, o papo é sempre animado. Gente bonita é o que não falta e as novas amizades acontecem com a maior facilidade, a todo instante.

- A Ecologia: é um dos assuntos mais em pauta em Monte Verde. Grupos de especialistas e a comunidade lutam muito para proteger os rios e florestas. Se você ama Monte Verde, entre nesta luta e ajude no que for possível. Informe-se, dê sua opinião. Vale a pena tentarmos preservar tanta flora e tanta fauna!

- Que incrivel ! Os casais mais idosos que moram em Monte Verde, há mais de 40 anos, gozam de uma saúde perfeita e muita disposição. Deve ser a qualidade do ar...

- Sem dúvida, Monte Verde é a capital do romance! É fácil de se imaginar a razão de Monte Verde receber tantos casais durante todo o ano. Os jantares à luz de velas, bons vinhos, lareiras acesas por todos os restaurantes ... chalezinhos românticos...chocolates e noites agradáveis.

- Comida típica mineira, trutas, comida alemã, italiana, lanches deliciosos, casas de chá, espetinhos de morango com chocolate, deliciosos fondues de carne, queijo e chocolate... alguém resiste?

- A Hortência é a “flor oficial” de Monte Verde. Com a chegada da Primavera, elas tomam conta de todos os jardins. Os hotéis e pousadas ficam todos enfeitados com sua beleza. Aqueles que se aventuram pelas trilhas das montanhas encontrarão, certamente, bromélias lindas e raras. A fauna é sempre uma surpresa: esquilos, alces, tucanos...

- As Araucárias são árvores nobres e de grande beleza, preservadas por Lei. São muitas, em Monte Verde. Algumas ultrapassam a idade de 400 anos e são atrações à parte. A maior parte das florestas de Monte Verde faz parte da Mata Atlântica e são protegidas pela APA – Fernão Dias.

- O Strudell é a sobremesa encontrada na maioria das casas de chá e restaurantes de Monte Verde. Trata-se de deliciosa torta de maçã, servida quente e acompanhada de sorvete de creme. Humm... que maravilha!!!

- Boa comida, bons vinhos, ambiente gostoso, com lindas ruazinhas de terra e muita natureza, em meio a um clima gostoso e romântico.

O seu destino é Monte Verde!